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Dicas de Marketing para empresas de locação

A locação de equipamentos consiste em manter um estoque de materiais que são alugados por determinados períodos e depois devolvidos. É uma alternativa que cresceu muito nos últimos tempos, especialmente no setor de construção, mineração e agricultura, pois ele permite muito mais flexibilidade e diversidade sem os riscos inerentes à aquisição de maquinário.

Uma atenção especial se faz necessária na hora de divulgar este tipo de serviço. Aprenda como fazer o marketing da sua empresa de locação de máquinas no post abaixo:

Conheça o seu negócio

Parece óbvio, mas o primeiro passo para começar a divulgar corretamente o que a sua empresa de locação de máquinas faz é conhecer o serviço como ninguém. É preciso entender exatamente quais são as vantagens e diferenciais deste negócio para poder agregar e repassar o valor para o seu cliente em potencial.


Na sua comunicação, você precisa conseguir transmitir todas as vantagens da locação de máquinas, que incluem:


  • Não é preciso ter um capital grande para investimento;
  • Diversificação e inovação dos projetos, pois existe uma maior variedade de máquinas específicas para escolher;
  • Despreocupação com manutenção e desvalorização;
  • Suporte imediato em caso de danos;
  • Não é necessário ter espaço físico para armazenar máquinas grandes;
  • Investimento proporcional ao tempo de uso.

Conheça o seu público

Este é um tipo de negócio que pode trabalhar tanto no B2B - business to business, ou seja, uma transação de empresa para empresa -, quanto no B2C - business to consumer, que oferece diretamente ao consumidor final. Isso porque o público-alvo deste tipo de serviço pode variar desde construtoras e empreiteiras até profissionais autônomos como mestres de obras.


Para conseguir atingir a todos os públicos de interesse de forma eficaz, a dica é: separe-os. Usando uma segmentação que separe não só o tipo de empresa, mas também o perfil de clientes que elas atendem, o tamanho dos projetos, e até mesmo a forma de pagamento, você consegue criar uma comunicação mais personalizada e fazer com que eles criem mais identificação com a marca.

Escolha o melhor meio

Sabendo o que você quer dizer e para quem você quer dizer, é necessário agora definir como dizer. Hoje em dia, não basta mais estar presente para ser lembrado: a briga por espaço é tão grande, seja no meio offline ou online, que é preciso realmente se destacar para chamar a atenção.

Eventos

Esteja onde o seu cliente estiver. Eventos voltados para construção civil, feiras de decoração e reforma, leilões ou outros acontecimentos que você sabe que existe a demanda para a locação de máquinas: são oportunidades para o melhor discurso de vendas, o melhor atendimento e a melhor captação de contatos. E por que não cogitar o seu próprio evento e estabelecer autoridade no mercado?

Site

As oportunidades de fazer marketing online são inúmeras. O primeiro passo, no entanto, é ter um bom website para compilar todas as informações que você deseja passar sobre o seu negócio. Fique atento para:


  • Um layout limpo e organizado, sem muita poluição de informação;
  • Botões intuitivos que facilitem a experiência de navegação do usuário;
  • Relação de produtos para aluguel e serviços complementares, como suporte, explicados de forma prática e concisa;
  • Uma forma fácil de entrar em contato, como um chat, e quem sabe até mesmo um formulário que permite a locação de máquinas diretamente online.

Blog

Em complemento ao site, um blog pode ser um espaço para segmentar e informar seu público em diferentes momentos. Empresas ou pessoas que ainda não estão prontas para alugar sua primeira máquina podem ser “educadas” com conteúdo sobre o mercado ou o setor, ou sanar dúvidas comuns. Já aquelas que precisam apenas de um último empurrãozinho para entrar em contato com um representante comercial podem ser convencidos com provas de conceito ou depoimentos de casos de sucesso.

Redes sociais

Neste setor, o uso de redes sociais precisa ser sábio: saiba direcionar a sua abordagem para o público certo, que muitas vezes não usa as redes sociais de forma assídua ou regular. Alguns usos de redes sociais como Facebook e Instagram para divulgar o serviço de locação de máquinas podem ser:


  • Ofertas, promoções e descontos especiais;
  • Divulgação de novas máquinas disponíveis para locação;
  • Video-tour pelas funcionalidades das máquinas disponíveis;
  • SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), via mensagens e comentários.

E-mail marketing

É uma boa opção para entrar em contato com clientes corporativos - ou seja, os tomadores de decisão em empresas que se beneficiam do seu serviço de locação, como construtoras e empreiteiras. Estas pessoas nem sempre são impactadas em meios como redes sociais, então o e-mail marketing aproxima a sua marca delas de forma profissional.


A dica de ouro aqui é: mantenha o seu cliente sempre com a palavra de ordem, enviando apenas o conteúdo no qual ele demonstra interesse e apenas se ele explicitamente permitir. Isso dá credibilidade e o seu contato com ele passa a ser uma atividade produtiva, ao invés de invasiva.

Mensure tudo

Não importa qual a estratégia que você escolher: mantenha um registro sempre atualizado de tudo o que você produz, todas as ações que toma, todos os contatos que faz e todos os feedbacks que recebe. A única forma de saber se uma escolha de Marketing foi acertada é ter dados concretos nos quais se basear.


Aproveite que ferramentas digitais, como as hospedagens de sites e blogs, as redes sociais e as plataformas de e-mail marketing, têm seus próprios analytics, o que permite uma boa visão do envolvimento das suas campanhas. Utilize estas informações para tomar decisões melhores e mais eficazes no futuro ao fazer o seu Marketing. Isto, junto a outras boas práticas para reduzir os custos da sua empresa de locação de máquinas*, pode garantir o sucesso do seu negócio.

 

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